Heathers, 1988, Michael Lehmann
Por Bia Bruno
“Foi a minha resposta à maneira como a mídia e outros filmes tratavam os adolescentes. Eles não tinham a menor ideia do que os jovens estavam fazendo ou como agiam. Filmes frenquentemente retratam adolescentes como inocentes vítimas de uma sociedade cruel. Eu sempre achei que os jovens nasciam com muito mal dentro deles.” disse o roteirista do filme Heathers, Daniel Waters, sobre o ter escrito, e é exatamente isso que o filme passa ao espectador.
Ninguém ali é inocente. Ninguém ali de fato está pensando em qualquer outro ser, além deles mesmos. Veronica Sawyer – interpretada por Winona Ryder – é a personificação disso, que apesar de ser, de certo modo, a “heroína” do filme, também foi o seu desejo por vingança que deu origem às tragédias que aconteceram no longa.
Mesmo sendo um filme divertido, seu humor é extremamente sombrio e pesado, principalmente por falar de temas polêmicos como suicídio e bullying, mas também é trabalhado de uma maneira muito inteligente, o que faz com que a sua narrativa, assim como os seus personagens, seja multidimensional e mais complexa, não permitindo que seja só mais um filme de adolescente – uma categoria em que Heathers só pode ser colocado por ser ambientado em uma escola.
Um recurso muito interessante trabalhado no filme é a questão das cores, tendo em vista que cada um dos cinco personagens principais tem uma cor única, Veronica sempre está vestindo algo azul, Heather Chandler, vermelho, Heather Duke, verde, Heather McNamara, amarelo, e J.D., preto. Após a morte de Chandler, a líder das Heathers, o filme transforma o seu vermelho – representativo do seu abuso de poder e da sua opressão para com toda na escola – em rosa, dando à personagem um ar de inocência. Apesar disso, o vermelho não desaparece da narrativa, estando também nos uniformes dos jogadores de futebol – que oprimem os “nerds” e os agridem fisicamente – e depois da morte deles, é incorporado aos figurinos de Heather Duke, que após a morte da amiga, se apropria do vermelho quando pega para si o prendedor de cabelo de Chandler – cuja importância é dada desde a primeira cena, um close-up no objeto prendendo o cabelo da Heather – simbolizando a passagem do poder de uma Heather para a outra. O “scrunchie” faz sua última aparição simbólica quando Veronica tira o prendendor do cabelo de Duke, botando-o em seu próprio.
Sendo o trabalho de estreia de Michael Lehmann em 1988, mais conhecido pelo seu trabalho em séries de televisão, e filmado em um mês, Heathers é um dos filmes mais influentes e queridos – tanto pelo público, quanto pela crítica – da década de 1980, e mesmo após quase 30 anos de seu lançamento, continua fazendo críticas relevantes à sociedade com seu humor agridoce.
achei incrível a sua percepção aso detalhes como as cores,por exemplo
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